A Academia de Dança Clássica de Brasília – Ballet Norma Lillia Biavaty - oferece os cursos de:

Ballet Clássico
Ballet Moderno
Especialização no Magistério de Dança Clássica
Jazz Dance
Lyrical Jazz
Cursos eventuais

A Metodologia e o Programa empregados em nosso cursos são organizados pela Prof. Norma Lillia, baseados no programa da Escola Russa (Método Vaganova) e adaptados à realidade dos alunos brasileiros: seu potencial muscular, suas aptidões naturais, clima e regime escolar.

Nossos cursos estão divididos em duas grandes áreas: a dos Cursos Profissionalizantes - que têm estrutura própria e podem ser compreendidos em outro instrumento - e a dos Cursos avulsos de Suprimento (Lei 5.692/71) - Cursos Livres.

Em conformidade com a Lei os Cursos Livres não tem “terminalidade” isto é, começo, meio e fim). O objetivo deles é suprir deficiências temporárias, em qualquer área de conhecimento. Nesses casos se generalizam os mais diversos tipos de curso. Por isto mesmo ficam livres do controle da lei sustentados pelo princípio universal de que "a transmissão do saber é livre".

Por ser uma Escola de Dança reconhecida pelos Órgãos de Educação do País, - os Cursos Profissionalizantes têm "terminalidade", isto é programação e sistema com começo, meio e fim e, considerando que esta sistemática pode ser aplicada também à formação de bailarinos, a Academia optou por padronizar todo o seu ensino, determinando a "terminalidade" também aos cursos avulsos que ela oferece.

Isto que dizer que a aluna, ao iniciar seus estudos na Academia, saberá de antemão todos os processos de ensino/aprendizagem, seriação e regime de estudos a que vai se submeter e que, ao final do curso estará apta a disputar uma vaga no mercado de trabalho, como bailarina ou como professora.

Ballet Clássico

A formação completa é compreendida em 12 anos e tem seriação e conteúdo programático específicos, dividido em 4 ciclos:

Ciclo Preparatório (seriado em 3 níveis) dos 3 aos 6 anos
Baby Class
Pré-Preparatório
Preparatório

Baby Class
Recreação dirigida, com objetivo geral de preparar as grandes musculaturas para o trabalho específico de aprendizagem do ballet. Correção de posturas, genuvalgo, genuflexo, pé-chato. Fortalecimento dos músculos dorsais Desenvolvimento da coordenação motora, identificação do esquema corporal, auto-identificação e identificação do outro como ocupante do mesmo espaço de trabalho.

Sociabilização

Pré-preparatório e Preparatório Estágio intermediário entre a recreação dirigida do baby class é o inicio do trabalho da técnica de dança.

Ciclo Básico (seriado em 4 níveis): dos 7 aos 10 anos
Básico
I Básico
II Básico
III Básico
IV Conscientização das grandes áreas do corpo - cabeça/tronco/braços/ pernas. Utilização da força física. Coordenação dos movimentos no "aIlegro" .
Trabalho muscular específico do ballet clássico: posições básicas de pernas e braços, na barra e no centro .
Alongamento dos tendões e ligamentos.
Preparação e prática das posições “en dehors” e “en dedans”
Trabalho para fortalecimento do cou de pied
Preparação e técnica do trabalho das “pontas”
Preparação para pequenos e grandes saltos
Preparação para giros
Diagonais
Adágios

Ciclo Médio (seriado em 4 níveis) dos 11 aos 13 anos
Médio I
Médio II
Médio III
Médio IV

Grandes aIlegros, grandes saltos, grandes poses, estilo e estética dos movimentos, adágios.
Repertório. Teoria, História e "Pas-de-deux" (duetos)
Terminologia e Codificação
Danças de caráter
Prática de ensino da dança

Ciclo Técnico (1 nível)
Manutenção e aprimoramento da técnica e dos estilos. Preparação para a execução dos grands ballets do repertório. Interpretação.

Jazz Dance
Dança de origem norte-americana, com fortes influências africanas. A Academia tem sua metodologia de ensino e linguagem do jazz adaptados da dança popular norte-americana e do jazz dance espetáculo, aliando propriedades das danças de salão e tipicidade do biotipo e do uso dos ritmos, interpretação e estilo brasileiros.

O Curso de Jazz Dance está dividido em 3 níveis, a saber:
• Iniciante (idade mínima de 10 anos)
• Intermediário
• Avançado

Especialização no Magistério de Dança Clássica
Curso destinado a interessados no magistério de dança, especificamente embasado no Método Vaganova, (nos mesmos padrões adotados pela Academia), com o objetivo específico de especializar professores e instrutores de ballet clássico.

Pré-requisitos
Ser portador de Certificado de Conclusão do Ensino de 2° Grau
Ser maior de 27 anos
Curso preparatório completo de bailarino de dança clássica
Estágio (Experiência mínima de 6 meses de ensino de ballet clássico)

• No caso de não ter realizado estágio, a Academia providenciará a realização do mesmo, sem remuneração, para os interessados.
Duração: Formação - 2 anos Estágio comprobatório da capacidade específica – 6 meses (remunerado)
Conteúdo Programático
• Técnica de Dança
• Terminologia e Codificação
• Metodologia do Ensino da Dança
• História da Dança
• Danças de Caráter
• Repertório e Interpretação