Norma Lillia é professora e bailarina formada pela ESCOLA DE DANÇAS do THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO e pela ROYAL ACADEMY OF DANCING OF LONDON, com cursos de especialização nos Estados Unidos (School of American Ballet), União Soviética (Grande Teatro de Ballet e ópera de Minsk), Buenos Aires (Centro de Ia Danza) e Barcelona (Fundação Internacional de Ballet de Varsovia) além de cursos especiais com maîtres internacionais como Lydia Teresa Kulka Kulpioska do Ballet Bolshoi de Moscou.

É fundadora da Academia de Dança Clássica de Brasília e do Centro Integrado de Artes, na cidade de Oporto em Portugal.

É Comendadora da Ordem do Mérito de Brasília, Cidadã Honorária de Brasília, Homenageada Especial pelo conjunto da obra – do Prêmio OK de Cultura e Cavaleiro da Ordem do Mérito Cultural de Brasília.

Conhecida pelo refinamento da técnica e da elegância da forma que transmite aos seus discípulos é, também coreógrafa com reconhecimento internacional. Como tal, é convidada pelo Círculo Portuense de Ópera para criar as coreografias para as montagens de Carmina Burana e Carmen, realizadas na cidade de Oporto, em Portugal.

Regularmente viaja aos mais importantes centros de dança de todo o mundo para cursos de reciclagem e aprofundamento.

Diretora Artística e Pedagógica da Academia de Dança Clássica de Brasília onde determina, aplica e avalia todos os procedimentos e metodologias de ensino.

É fundadora e coreógrafa da TRUPE 108 Cia de Dança, com a qual excursionou por todo o Brasil e Exterior, mostrando os seus trabalhos, “NO LIMITE, “SETE PALAVRAS QUAISQUER”, “MARIA MOURA” e “A FABULOSA ESTÓRIA DE MEDÉIA - Mulher arde de amor e põe fogo na amante do marido”.

Com o espetáculo “No Limite” abriu o XI FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO HISPANICO, em Miami, nos Estados Unidos.

Foi a única artista sul-americana convidada a apresentar uma obra sua na TELEMARATONA DE CHERNOBYL, em Moscou, ao lado de mais de 3000 artistas de diversas partes do mundo, em favor das vítimas do acidente nuclear ocorrido naquela cidade.

Criou o ballet Isadora para ANA BOTAFOGO que já o apresentou inúmeras vezes, para as mais variadas platéias, no Brasil e no Exterior.

Coreografou e montou diversos ballets do repertório clássico como Giselle, O Lago dos Cisnes, O Quebra Nozes, Don Quixote, Coppélia contando sempre com a participação dos mais importantes nomes da dança de todo o mundo como MICHAEL DENARD 1° Bailarino Estrela do Ballet da Ópera de Paris, GRAHAM BART do Scottish Ballet, FERNANDO BUJONES, ANA BOTAFOGO, NORA ESTEVES, NORMA PINNA, CECILIA KERCHE, ROBERTA MARQUEZ. AMANDA EDGE.

Formou diversas personalidades das artes cênicas tais como Françoise Fourton – atriz, Mariane Vicentini - atriz, Maria Paula Fidalgo – atriz, Fauzi Nelson - Primeiro Bailarino do Ballet da Ópera de Zurique - Amanda Edge, Primeira Bailarina do New York City Ballet e tantos outros.